Um Jardim Sensorial (Portugal)

Um Jardim Sensorial (Portugal)


 

Concepção da ideia e concepção técnica

Ana Rita Dias, estudante de arquitetura paisagista (Porto, FCUP)

Hugo Moreira, estudante de arquitetura paisagista (Porto, FCUP)

João Ferreirinha, estudante de arquitetura paisagista (Porto, FCUP)

 

Produção

Município de Ponte de Lima

 

Fotografias

Amândio de Sousa Vieira

 

 

O tema “Jardins Saudáveis” alude a aspetos positivos que a presença de espaços verdes tem na vida das pessoas, sem esquecer a própria saúde do espaço, vindo de uma sustentável e harmoniosa relação entre o visitante e a vegetação.

Num local onde é promovida a interação de todos os elementos, através da estimulação dos sentidos da visão, olfato, paladar e do tato, resulta não só uma experiência mais vantajosa para a saúde humana e do planeta, como também surgem oportunidades para sentir e até degustar neste jardim, sendo esse fator atribuído às diferentes variedades de frutas, vegetais e plantas aromáticas que se encontram no espaço, podendo o visitante partilhar a experiência de consumo direto da natureza.

O pavimento é composto por pequenas pedras, permitindo o movimento neste local, sem que este cause a impermeabilização do solo, um problema cada vez mais comum nas áreas urbanas. No desenvolvimento de uma estratégia sustentável e prática para o cultivo, nasce assim uma estrutura ascendente com vista a otimizar o espaço, onde, em diversos patamares, se encontram frutas e plantas aromáticas, denominada de “Horta Vertical”. Plantas como tomilho, manjericão ou coentros proporcionam um aroma agradável pelo jardim, mirtilos, morangos e framboesas são algumas das frutas que podem ser saboreadas.

As espécies são escolhidas então com essa finalidade. As suas características aromáticas e propósito alimentar acabam por unificar a distinção muitas vezes feita entre a produção de alimentos e o desenho de um jardim visualmente apelativo. O sucesso desta unificação tem o intento de demonstrar a criação de um jardim com vertentes úteis que vão para além da sua função visual, sem sacrificar a visão clássica do mesmo onde este é apenas um local esteticamente agradável.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões