Jardim sem Fim (Itália)

Jardim sem Fim (Itália)


Concepção da ideia e concepção técnica

Escola Superior de Arte e Design “Augusto Passaglia”, de Lucca, Toscana, Turmas 3A e 4A

Lorenzo Paladini – tutor

Lorenzo Pardini – tutor

Gerardo Mottola – Professor e Arquitecto

Alessio Casini – Professor e Arquitecto

Estudantes:

Sara Langelia

Yuri Lencioni

Valentina Marfia

Maila Palmerini

Alice Pardini

Sofia Fabri

Azzurra Vitali

Wu Xiaodan

 

Produção

Município de Ponte de Lima

 

A fonte que fica no centro do jardim e é o elemento principal de todo o projeto. É feito de painéis circulares concêntricos. É um exemplo de uma estrutura “futurista” (Futurismo é um movimento cultural e artístico desenvolvido na Itália no início do século XX): os painéis são pintados e sustentados por pequenos. A base é uma estrutura circular em ferro, que serve como vaso para algumas plantas. Em cima está a fonte, no centro de duas estruturas de madeira revestidas lateralmente em ferro. Água que deveria fluir dentro é apenas virtual e substituída por plantas.

Estrado/bancos cilíndricos

Três assentos bancos com revestimento externo em ferro. Dois deles estão em ambos os lados do caminho e o outro está no eixo dos outros elementos do jardim. Cada banco é composto pela parte do assento em madeira e por canteiros com flores para integrar o sistema com todo o jardim. Dois bancos/estrados estão alinhados com o diâmetro da fonte e todos eles criam a parte central do jardim. São formados por secções e conectados entre si. Os lados são revestidos em ferro, a parte de trás é revestida em madeira. No cimo temos canteiros com flores para integrar o sistema com todo o jardim.

Painéis-trapézios

Os dois painéis de madeira estão na parte de trás do jardim. Em cima deles estão canteiros de flores. O título “ENDLESS” está escrito na parte da frente.

Os elementos - triâgulos

Estes triângulos representam o significado profundo da estrutura, simbolizando os quatro elementos: terra, água, vento e fogo. Segundo a filosofia grega, estes elementos são a causa da origem e morte do nosso planeta, em um movimento circular sem fim (daí o título). Esses 4 elementos estão resumidos no seus símbolos, que foram transformados em canteiros para se reconectarem com a natureza.

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões