Vaca das Cordas e Tapetes Floridos para a Procissão do Corpo de Deus

 

Vaca das Cordas e Tapetes Floridos para a Procissão do Corpo de Deus

 

Ponte de Lima viveu, no passado dia 30 de Maio, a tradicional Corrida da “Vaca das Cordas”.

Esta secular tradição atrai à Vila de Ponte de Lima, ano após ano, milhares de forasteiros de todos os pontos do país, e até da vizinha Espanha, que invadem o Centro Histórico e o areal do rio Lima. Durante a noite, a animação dos bares é o foco de atenção dos mais novos que se divertem ao som da música, fazendo deste momento um elemento indissociável da tradicional comemoração da Vaca das Cordas.

A tradição cumpriu-se ainda, durante a noite, com a confeção dos tapetes de flores nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima. A tradição de ornamentar as ruas para a procissão do Corpo de Deus, que se realizou no dia seguinte, quinta-feira, surgiu no início do século XVIII.

As ruas cobriram-se de tapetes floridos que refletiram o empenho e a devoção dos moradores que, movidos pela fé, trabalharam incansavelmente toda a noite, enchendo de cor e formosura as ruas que formam o itinerário da procissão.

Para dar forma e cor aos desenhos, os moldes são enchidos com serrim, flores e ramos de arbustos, transformando as ruas em verdadeiras obras de arte que deslumbram os olhares dos visitantes.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões