Paraquedista Adelina Maria Barros de Sá Lima – notícia publicada no Jornal “Cardeal Saraiva”, em Fevereiro de 1967

 

Paraquedista Adelina Maria Barros de Sá Lima – notícia publicada no Jornal “Cardeal Saraiva”, em Fevereiro de 1967

 

REALIZOU-SE, recentemente, um festival de paraquedismo civil em Luanda, mercê de cursos aí organizados pelo Aero-Clube de Angola. Trata-se do primeiro movimento neste sector em todo o território nacional e, como tal, foi devidamente assinalado pelas autoridades locais, na presença do Governador Geral da Província, Arcebispo de Luanda e outras personalidades de relevo na vida social do meio.

O espectáculo foi entusiasticamente apreciado pela multidão, em face da exímia exibição que se lhe proporcionou, tendo o Governador Geral de Angola feito entrega dos diplomas aos concorrentes, entre os quais é de salientar a limiana Adelina Maria Barros de Sá Lima, filha da Senhora D. Maria Adelina Vieira de Barros e do Snr. António Emílio de Sá Lima.

Constitue uma honra para Ponte de Lima tal acontecimento de uma limiana ser pioneira do paraquedismo civil no nosso país.

Após a distribuição dos prémios, usaram da palavra o capitão José Guilherme Mausilho, o director do Aero-Clube, tenente-coronel Jacinto Medicina e por fim o Governador Geral de Angola, regozijando-se com o acontecimento e em felicitações para todos.

Para a ilustre limiana, Adelina Maria Barros de Sá Lima, igualmente as nossas felicitações.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões