Testemunho de Mons. Dr. José Gomes de Sousa

 

Testemunho de Mons. Dr. José Gomes de Sousa



Monsenhor José Gomes de Sousa



Ao ter conhecimento duma justa e discreta homenagem ao Ex.mo Sr. Dr. João Gomes d’Abreu de Lima, eu seria ingrato se não me associasse, com muita alegria, a este belo e merecido gesto de reconhecimento, tão merecido e oportuno.

Isto é tanto mais justo quanto menos hoje se sabe dizer “obrigado»…

Desde há décadas que conheço a ilustre pessoa em causa. Ora, quer como cidadão quer como filho da Igreja Católica, procurou sempre ser respeitador das opiniões alheias, sem deixar de testemunhar, com firme convicção e coerência, os seus princípios humanos e cristãos, ora na profissão ora na vida política. Esforçou-se, antes de tudo, em ser e agir como um cristão consciente, na sua vida de marido, pai e avô. Desta cepa, nasceriam bons frutos, que certamente saberão aprender e viver o bom perfume exalado pelo pai/avô.

Gostaria de acentuar que, em duas catas manuscritas, respectivamente aos 28.08.1984 e 12.12.1984, e para mim dirigidas, a propósito da minha ida para a Universidade de Navarra – Pamplona, para estudar Direito Canónico, aí manifestou a grandeza do seu coração, harmonizadas com a ciência e a lucidez do seu espírito. Com efeito, soube vislumbrar e valorizar as consequências culturais e sociais do apoio, que então legalmente me foi dado pela Câmara Municipal. Foi um “instrumento” dócil e atento, da Providência Divina.

Que o seu exemplo de homem íntegro e católico coerente e fiel seja seguido, no nosso tempo, por aqueles que pensam e querem o bem comum.

Este ideal só é possível em pessoas sérias, atentas, leais, fiéis e generosas, como é o Ex.mo Sr. Dr. João Gomes d’Abreu de Lima.

Que a sua devoção a Nossa Senhora da Conceição abençoe a sua família e amigos.

 

In: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 35, de Dezembro de 2013

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões