Fim do Mundo, Princípio de Tudo (Argentina)

 

Fim do Mundo, Princípio de Tudo (Argentina)


Concepção da ideia e concepção técnica

Dina Cerutti – Engenheira Agrónoma e Paisagista

Bárbara Del Fabro – Designer de Iluminação

Luciana Curvino – Arquiteta

Raquel Zbrun – Arquiteta

 

Produção

Município de Ponte de Lima

 

A proposta "Fim do Mundo, Princípio de Tudo" surge com a intenção de transportar o visitante para o fim do mundo.

É um projeto reflexivo, emocional e sensorial que tem como objetivo captar a atenção, gerar dúvidas como o começo de todo o conhecimento, colocando perguntas ao visitante e provocando sensações que o movem para as coordenadas do Fim do Mundo – o princípio de tudo.

Ao começar a viagem, o caminho leva-nos a um espaço circular bem delimitado: é o ponto de partida marcado pela Rosa dos Ventos, que nos situa e orienta através dos pontos cardeais. Estes são importantes na viagem de todos os exploradores. É a partir dos pontos cardeais, (ou “a partir da rosa dos ventos”) que se começará a descobrir os paradigmas do lugar.

A jornada é lenta, sem pressa, sinuosa, o que nos ajuda a desacelerar o ritmo, permite observar e convida a sentir.

E descobriremos, com assombro, caixas-pretas. Quem olhar para dentro delas poderá ver imagens fotográficas que retratam os lugares simbólicos da região: o trem comboio, a prisão, a geleira, o glaciar, a flora e a fauna.

Seguindo o caminho, deparamo-nos com uma tela ao fundo, o cenário proposto para captar o espírito do lugar numa fotografia onde o visitante faz parte deste cenário, deste “Fim do Mundo”.

Continuamos a caminhar, invadidos pela paisagem representada pela vegetação típica destas coordenadas, com suas cores, texturas e perfumes.

Mais uma vez a caminhada depara-se com um espaço de pausa, uma instância de descanso onde um banco construído com troncos convida-nos a olhar para o céu. Ali somos surpreendidos por Júlio Verne que nos avisa: "Não há obstáculos impossíveis, há vontades mais fortes ou mais fracas, é tudo!"

Através de um espaço lúdico, abraçamos o farol, que permite que as crianças subam para desfrutar de uma visão do espaço.

Este projeto sugere conhecer um lugar de coordenadas exatas, e convida o visitante a ser ator do espaço, a aventurar-se e a descubrir o “FIM DO MUNDO, PRINCÍPIO DE TUDO”.

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões