Kaos Suspenso (Portugal)

Kaos Suspenso (Portugal)


Concepção da ideia

  • José Pedro Torres – Arquitecto
  • Pedro Negrão – Arquitecto
  • Teresa Aroso – Arquitecta

 

Concepção técnica

  • MERGELAB – Arquitectura
  • NEOT URF – Paisagismo
  • STRUCONCEPT – Estrutura

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima
  • MERGELAB – Estrutura

 

Frequentemente associamos o Kaos à ordem desconhecida do universo e traduzimo-lo através de formas matemáticas complexas designadas por fractais. Foram estas as fontes de inspiração que, conjuntamente com referências locais de Ponte de Lima como a ramada do vinho verde e o ambiente natural do rio, estiveram na base da criação de uma estrutura ajardinada chamada Kaos Suspenso.

A instalação do jardim é um labirinto de volutas de cabo de ferro pré-esforçado que pousa num solo de godo, aleatoriamente pontuado por plantas. Esta estrutura estática, mas ao mesmo tempo dinâmica, constitui um suporte para trepadeiras que vão progressivamente conquistar a instalação; esta estrutura de cabo suporta ainda bolsas de plantas suspensas.

O acesso ao jardim faz-se através de um pórtico de entrada que nos conduz directamente ao interior da instalação, forçando-nos a uma caminhada exploratória através do emaranhado. Uma vez lá dentro, olhando em volta, depara-se com um perímetro facetado de espelhos que transforma a estrutura de um só elemento em numerosas imagens de objectos de reflexões opostas, criando uma sensação de infinito.

O processo de concepção e de construção assenta na dinâmica dos arcos e no modo como estes se combinam (sobrepõem, densificam, estratificam, unificam) definindo caminhos. A vivência física desta exploração remete para noções de tempo, lugar, escala e evolução numa simples visita e para o longo desenvolvimento das espécies durante o período do Festival.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões