Avenida dos Plátanos

Avenida dos Plátanos


 

A aprazível Avenida 5 de Outubro, popularmente conhecida por Avenida dos Plátanos, na margem esquerda do Rio Lima, em Ponte de Lima, é uma zona pedestre com plátanos centenários, plantados em 1901, que proporcionam à vila um local preferencial no verão, devido à frescura que a sua sombra possibilita, de onde é possível desfrutar da paisagem e observar a Ponte Medieval e o casario típico da frente marginal.

Foi inaugurada a 8 de Outubro de 1901, com o nome de D. Luís Filipe, conforme decisão do executivo municipal, de 5 do mesmo mês, ao tomar conhecimento da visita que esse Príncipe, em viagem de recreio pelas províncias do Norte, faria a esta localidade.

Com o advento da República, mudou o nome de Avenida D. Luís Filipe para Avenida 5 de Outubro, mas continuou a ser mais conhecida por Avenida dos Plátanos.

No outono, o contraste das cores quentes faz com que a sua beleza permaneça e convide a um passeio sobre o belíssimo tapete de folhas caídas, numa paisagem inspiradora de escritores e poetas.

Foi alvo de uma obra de requalificação do pavimento, canteiros e mobiliário urbano, que terminou em Junho de 2013 e que teve em vista favorecer a qualificação do espaço público pedonal e viário, de forma articulada com a intervenção de reordenamento viário executada na área envolvente, nomeadamente, no Passeio 25 de Abril, Avenida de S. João e Rua Inácio Perestrelo.

 

     Fotografias: Amândio de Sousa Vieira

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões