Paraíso – Um Lugar Utópico ou Não (Brasil)

 

Paraíso – Um Lugar Utópico ou Não (Brasil)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Gabriela Jobim — Artista Plástica e Designer

 

Produção

  • Gabriela Jobim — Artista Plástica e Designer
  • Município de Ponte de Lima

 

Este jardim nasce, pela entrada apresentada, numa espiral, convidando o espectador visitante para uma experiência interactiva de despertar de emoções.

Da designação de Paraíso associado à corte celestial e de Paraíso terrestre associado ao pecado (Jardim do Éden), surgiu o conceito e ideia desta obra, na qual é possível desfrutar das sensações que o jardim propõe.

É um Paraíso de sensações prováveis, através da utilização de tecnologias inteligentes em materiais com mudança de cor e aromatização, proporcionando uma agradável interacção entre o observador e a obra.

O “fruto do pecado” representa o momento da desobediência, da descoberta e do reconhecimento do certo e do errado, convidando o visitante a tocar nas maçãs. Quanto mais toca nos frutos mais é o aroma da fruta exalado.

Na sequência da visita o convite para descansar, remetendo ao Paraíso como um lugar tranquilo, de paz e harmonia, onde se pode repousar escutando os sons da natureza e admirando o céu.

Ao entrar em contacto com todo o envolvente do jardim, o visitante estimula os sentidos através das cores, luz, texturas, toque, aromas, sabores, sons, muitas vezes presentes apenas no seu imaginário ou nas suas memórias.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões