Aquário – Pedaço de Vida Subaquática (Polónia)

 

Aquário – Pedaço de Vida Subaquática (Polónia)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Ilona Kubala - Engenheira e Arquitecta Paisagista

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

Quando o tema do concurso deste ano – “A Água no Jardim” – inspirou a proposta para criar um aquário no jardim.

A ideia alicerçadora do projecto é dar uma perspectiva do interior para ver o que normalmente não é visível, o subaquático.

O jardim cria a ilusão de que o espectador participa na realidade subaquática, onde os anfitriões são peixes e outras criaturas aquáticas e em que tudo flui e mexe com o ritmo das ondas.

Os elementos em movimento, peixes e plantas, imitam a vida num ambiente subaquático, dando ao projecto a aparência de movimento e natação.

O aquário é acabado com diferentes tipos de gramíneas, que parecem típicas plantas aquáticas e algas, propondo-se a sensação de autêntica vida aquática.

As matérias-primas usadas neste projecto, como blocos de betão, seixos brancos e aço corten, dão um aspecto moderno e minimalista.

As plantas foram igualmente seleccionadas para complementar e harmonizar com o estilo moderno do jardim.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões