Jardim dos Vendavais (Itália)

Jardim dos Vendavais (Itália)


Concepção da ideia e concepção técnica

  • Virginia Neri - Arquitecta e Paisagista
  • Claudia Parisi - Arquitecta e Paisagista
  • Greta Parri - Arquitecta e Paisagista

 

Produção

  • Município de Ponte de Lima

 

“A Água no Jardim” é o protagonista da cena e assume o aspecto duma força da natureza que esculpe e dá forma à matéria.

O objetivo do projecto é criar um “jardim dos vendavais” — um fragmento de paisagem à deriva, emergindo da superfície da água, esculpido numa geometria imóvel e banhado por um “vendaval” em movimento de ondas e salpicos.

A primeira impressão poderá ser a de estar no topo duma falésia, composta de elementos geométricos que evocam a analogia entre formas criadas pela natureza e formas arquitectónicas criadas pelo homem.

Aqui a Natureza torna-se Arquitectura: as “rochas” são elementos modulares em cores diferentes e de alturas distintas. Cada elemento pode ser um banco ou um vaso de flores e ajuda a criar uma paisagem vertical e mutável, a qual permite ao visitante interagir, subindo as escadas e olhando para o espaço de diferentes pontos de vista. Herbáceas emergem das rochas lembrando o movimento das ondas. O efeito de folhos e os verdes azulados das suas finas folhas pretendem lembrar a cor do mar.

À entrada do jardim está o início do “mar” de gravilha, que representa o leito de um rio e o caminho irregular oferece outra percepção da falésia, dependendo da localização do visitante.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões