David Alves Rodrigues

David Alves Rodrigues

 

David Alves Rodrigues nasceu no Cerquido, freguesia de Estorãos, concelho de Ponte de Lima, em 3 de Abril de 1939, sendo o mais novo dos seis filhos de João Luís Rodrigues, natural da mesma freguesia, e de Maria Olívia Alves, natural da vizinha freguesia da Cabração.

Com irmãos, tios e primos a residirem em Lisboa, rumou à capital do País quando tinha apenas 12 anos de idade, iniciando a sua longa vida de trabalho, primeiro, como empregado de uma carvoaria, localizada na zona do Príncipe Real, da propriedade do conterrâneo José da Conceição Alves e, a partir de 1967, como empresário da restauração.

Cumpriu o serviço militar entre 1960 e 1962, casando em Outubro de 1963 com Maria Martins Rodrigues de Matos, também natural de Estorãos. Deste casamento nasceram três filhos: Paulo Fernando, Vera Lúcia e José Celestino (falecido).

Iniciou a sua actividade como empresário da restauração em Lisboa, com a aquisição de uma pequena tasca, que esteve na origem do conhecido e prestigiado restaurante David da Buraca, onde se realizaram, em 1982 e 1986, os dois almoços de confraternização de limianos que estiveram na origem da criação da Casa do Concelho de Ponte de Lima, em 2 de Fevereiro de 1987, da qual David Alves Rodrigues é o Sócio n.º 2.

Presentemente, o nome David da Buraca abarca um grupo empresarial que emprega cerca de 60 pessoas e que integra, além do restaurante David da Buraca, os restaurantes Solar de Benfica e David, em Benfica, a Quinta da Estrela, em Caneças, a cafetaria Jardins de Benfica e o estabelecimento de bordados, linhos e artesanato Bemequer, localizados igualmente em Benfica.

Possuidor de reconhecido sentido de solidariedade para com os seus conterrâneos, deu sempre preferência a limianos no preenchimento dos postos de trabalho deste grupo empresarial, parte dos quais se estabeleceram, posteriormente, por conta própria, sendo hoje proprietários de restaurantes de qualidade na região de Lisboa.

David Alves Rodrigues tem-se destacado também pelo apoio que tem dado à Casa do Concelho de Ponte de Lima, nomeadamente aquando da realização dos principais eventos festivos promovidos por esta Associação, de que são exemplo as festas do 20.º e do 22.º Aniversário organizadas no Fórum Lisboa e as Romarias Limianas organizadas no Parque Florestal do Monsanto, servindo gratuitamente centenas de refeições a grupos musicais que se deslocam de Ponte de Lima a Lisboa para nelas participarem, como se verificou com o Orfeão Limiano e as Bandas de Música de Moreira e de Estorãos.

Muito estimado e respeitado pela generalidade dos clientes e dos limianos residentes na região de Lisboa, David Alves Rodrigues tem-se afirmado, ao longo de mais de 50 anos, como Figura Limiana de referência da Gastronomia, prestigiando o nome de Ponte de Lima na capital do País.

José Pereira Fernandes

 

 

 

Nota

David Alves Rodrigues faleceu a 16 de Fevereiro de 2022, com 82 anos de idade.

As cerimónias fúnebres, presididas por D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, realizaram-se hoje, dia 18 de Fevereiro, na Igreja de Benfica, onde centenas de amigos e admiradores se reuniram para um último e sentido adeus.

Sobre a urna, foi colocada a bandeira da Casa do Concelho de Ponte de Lima, em sinal de gratidão pelo inestimável apoio que este notável Limiano deu a esta Associação, ao longo dos seus 35 anos de vida.

18 de Fevereiro de 2022

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões