Revista LIMIANA

 

Revista LIMIANA


 

A LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo, abreviadamente conhecida por Revista Limiana, editada pela Casa do Concelho de Ponte de Lima (CCPL), com sede em Lisboa, é uma publicação cultural fundada pelo sócio José Pereira Fernandes em 2007, no âmbito das comemorações do 20.º aniversário desta associação regionalista.

Prosseguindo um dos objectivos que presidiram à criação da Casa do Concelho de Ponte de Lima, em 2 de Fevereiro de 1987, a Revista Limiana impôs-se como o mais ambicioso dos seus projectos culturais, promovendo e divulgando especialmente o património natural, histórico, cultural e artístico de Ponte de Lima, bem como as principais iniciativas e actividades da CCPL, como decorre do seu estatuto editorial.

Com periodicidade bimestral, a Revista Limiana foi dirigida pelo seu fundador durante os primeiros oito anos de edição, entre Janeiro de 2007 e Dezembro de 2014, período em que foram publicados os números 1 a 40.

A partir de 2015, a Limiana passou a ser dirigida por António Sala e, a partir de 2017, por Irene Vieira Rua, tendo sido publicados 10 números entre Janeiro de 2015 e Outubro de 2018 (números 41 a 50).

Por falta de director que assegure a continuidade da Revista Limiana, a Casa do Concelho de Ponte de Lima viu-se forçada a requerer junto Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) a suspensão da sua publicação até que seja possível ultrapassar este impasse.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões