Dora Durães

Dora Durães


Violinista

 

Dora Durães nasceu em Setembro de 1994, em Ponte de Lima.

Em 2006 iniciou os seus estudos musicais de violino, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, na classe da professora Larissa Shomina. Estudou também piano no Conservatório regional do Alto Minho (AMVC), na classe do professor Cristiano Felismina. Depois de terminado o Curso de Instrumentista de Cordas – Violino – foi convidada a tocar a solo com a orquestra da escola.

Em 2012 ingressou na Universidade do Minho onde realizou a licenciatura e o mestrado em ensino da música com os professores Ilya Grubert e Eliot Lawson.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com os violinistas Daniel Rowland, Evelio Tieles, Zofia Wóycicka, Eliot Lawson, Anatoli Swarzburg, Wibert Aerts, Liesbeth Baelus, Luís Cunha, Augusto Trindade, Roberto Valdés e, em música de câmara, com o Quarteto Freitas-Branco e com a Orquestra Barroca – Miguel Jaloto e Diana Vinagre.

Trabalhou com vários maestros de renome mundial como Ernst Schelle, Javier Viceiro, Juliàn Lombana, Pedro Neves, Rui Massena, Francisco Pérez, Hans Casteleyn, Vítor Neves, António Vitorino d’Almeida, Daniel Gazon, Francesco Belli, Gerardo Estrada, Artur Pinho Maria e José Maria Moreno, entre muitos outros.

Como instrumentista de orquestra, já se apresentou com a Orquestra Sinfónica da Universidade do Minho, Orquestra APROARTE e Orquestra Clássica do Centro, entre outras.

Em 2007, obteve o 3.º prémio ex-aequo no concurso de instrumentos de arco do Alto Minho. Em 2008, obteve o 1º prémio no concurso de escalas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e, em 2009, obteve novamente o 1.º prémio no mesmo concurso.

Ao nível da pedagogia, participou em várias formações relacionadas com o ensino e sucesso escolar, acreditadas pelo Centro de Formação do Vale do Minho. Lecionou as disciplinas de violino e classe de conjunto na Escola de Música de Esposende, na Academia de Música Fernandes Fão e na Escola de Música Mozart.

Atualmente, é professora de violino e naipe de orquestra e Coordenadora de Classe de Conjunto na ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e professora de violino na Escola de Música Lethes.

 

Vídeos

A vida toda
Carolina Deslandes
(Violin Cover by
Dora Durães)


You Are The Reason
Calum Scott
(Violin Cover by
Dora Durães)


Birds
Imagine Dragons
(Violin Cover by
Dora Durães)


Wake Me Up
Avicci
(Violin Cover By
Dora Durães)


Shallow - Lady Gaga e
Bradley Cooper
(Violin Cover by
Dora Durães)


Hallelujah
Leonard Cohen
(Violin Cover By
Dora Durães)


Blinding Lights
The Weeknd
(Violin Cover By
Dora Durães)


A Thousand Years
Christina Perri
(Violin Cover by
Dora Durães)


Perfect
Ed Sheeran
(Violin Cover by
Dora Durães)


Don't Start Now
Dua Lipa
(Violin Cover By
Lethes Música)


Videoclipe do
Grupo Quatro Ventos
(2015)


Orquestra da Universidade do Minho Beethoven: Sinfonia
n.º 5, Op. 67 [Finale]


Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões