Susana Magalhães

Susana Magalhães


Violinista e Violetista

 

 

Susana Magalhães, nascida a 25 de Outubro de 1988, é natural de Ponte de Lima, onde cresceu.

Violinista e violetista, iniciou os seus estudos musicais aos 17 anos na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC), na classe de viola d'arco do professor Rafael Cutiño. Ainda como aluna da EPMVC, obteve o 1.º Prémio no Concurso de Escalas, em 2007, e, nesse mesmo ano, concluiu o Curso Básico de Instrumentista com a classificação máxima. Em 2011 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa), na Classe de Viola do professor Paul Wakabayahi, obtendo a bolsa da Fundação Luso Americana.

Frequentou a Licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto), na classe do professor Jorge Alves.

Atualmente, frequenta o Mestrado em Ensino, na Universidade do Minho, sendo aluna do professor Mateusz Stasto.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Ana Bela Chaves, Barbara Friedhoff, Evelio Teles, Ivo Van der Werff, Jano Lisboa, Máté Szucs, Paul Wakabayashi, Richard Wóycick, Sven Arne Tepl, Tatjana Masurenko e Marian Movileanu. Em música de câmara, com Europa String Quartet, Olga Prats, Quarteto de Freitas Branco e Carlos Damas.

Como instrumentista de orquestra, já se apresentou com a Orquestra Sinfónica Metropolitana, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Filarmónica Cidade de Pontevedra e Orquestra Nacional de Cabo Verde, entre outras.

Acompanhou diversos artistas nacionais e internacionais do mundo clássico. De realçar Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Ana Bela Chaves, Tatjana Mazurenko e Esteban Battallán.

Teve a oportunidade de trabalhar com vários maestros do mundo como Ernst Schelle, Javier Viceiro, Juliàn Lombana, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Rui Massena, Michael Zilm e António Saiote, entre muitos outros.

Foi professora de música no Conservatório de Música de Coimbra (Orquestra Geração), Conservatório de Música de Loures, Academia de Música de Coimbra, Lycée Français Charles Lepierre, Colégio Arte Mágica, CAE - Centro de Artes e Espetáculos e Lethes Música.

Já se apresentou nos principais palcos nacionais e em Espanha, França e Cabo Verde.

Paralelamente à sua formação superior clássica colaborou com diversos artistas, destacando Tony Carreira, Paulo de Carvalho, Marco Paulo, Mariza, Cuca Roseta, Frei Hermano da Câmara, Anselmo Ralph, Luciana Abreu, We Trust, Império dos Sentados, FF, Miguel Gameiro, Marco Oliveira, Fado ao Centro e Passione.

Já fez inúmeros cursos de pedagogia, Marketing, Comunicação e Produção, com destaque para:

  • Curso sobre financiamento de projetos culturais através de patrocínio, mecenato e crowfunding, por Rui Matoso;
  • Operação Nariz Vermelho, por Marc Makelburg;
  • Ser-se professor, por Jorge Rio Cardoso;
  • Successful artist;
  • Líder no Feminino, por Susana Torres;
  • Como treinar a mente dos melhores?, por Susana Torres
  • Fun and inspiring music for young string players, por Kathy e David Blackwell;
  • Marketing e Comunicação na Cultura, por Ana Figueira;
  • (Re)pensar a carreira artística nas indústrias da música: dilemas e oportunidades, por Gilvano Dalagna;
  • As práticas meditativas no ensino do instrumento, por Miguel Gonçalves;
  • Jogar, brincar, tocar... improvisar e criar em conjunto, por Sofia Leandro;
  • Curso de Pedagogia de Iniciação Musical, por Jos Wuytack;
  • Introduction to the Suzuki Method for String Teachers, por Johannes Lievaart.

Atualmente é sócia da European String Teachers Association, manager e membro fundador do Quarteto de Cordas Opus Quatro, membro fundador da Orquestra Nacional de Cabo Verde e fundadora do seu projeto CriArte (aulas gratuitas de violino e viola d'arco para alunos carenciados).

 

Contactomanager@susanamagalhaes.com
Para aceder ao website de Susana Magalhães clique  AQUI

 

Vídeos

Marco Paulo
Ao Vivo no Campo Pequeno
(Full Concert)


Cuca Roseta no seu próprio casamento
“Avé Maria” de Schubert


 

Galeria de imagens

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões