Abeilard Rodrigues de Morais

 

Abeilard Rodrigues de Morais


 

Abeilard Rodrigues de Morais – Valoroso combatente limiano na Batalha de La Lys – nasceu em Ponte de Lima, em 5 de Outubro de 1893, e faleceu em Viana do Castelo, em 30 de Dezembro de 1963.

Depois de uma breve experiência no Brasil, para onde emigrara aos 18 anos de idade, regressou a Portugal, por motivos de saúde, e ingressou no Exército, tendo integrado, com posto de Sargento Miliciano, o Corpo Expedicionário Português enviado para França na 1.ª Grande Guerra.

Participou na Batalha de La Lys com os seus três irmãos, Paulo, Dinis e Diamantino, na qual se distinguiu por valorosos actos de bravura em combate.

O regresso dos quatro irmãos a Ponte de Lima, depois do Armistício, foi festejado de forma entusiástica.

Pouco tempo depois, embarcou para Angola, como Chefe de Posto Administrativo, onde permaneceu durante vinte anos.

De regresso a Ponte de Lima, foi um dos impulsionadores da recreação e representação da peça “Turquia” em Crasto, em 10 de Agosto de 1952, tendo ainda elaborado e encadernado o auto num manuscrito, exemplar único, que mais tarde serviu de fonte para publicação de artigos no semanário “Cardeal Saraiva” e da edição do livro “Auto dos Turcos” de Crasto de José Rosa de Araújo, em 1971.

Pelos actos de bravura em combate recebeu as seguintes condecorações:

- Medalha de Comportamento Exemplar;

- Medalha da Batalha de La Lys;

- Medalha da Vitória;

- Medalha da Cruz de Guerra.

 

Fonte: O Anunciador das Feiras Novas n.º 24, do ano de 2007.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões