Tito Augusto de Morais

 

Tito Augusto de Morais


Almirante Tito Augusto de Morais – Militar e Político prestigiado – nasceu em S. Faustino, Peso da Régua, em 11 de Fevereiro de 1880, e faleceu em Lisboa, em 13 de Julho de 1963.

Era filho do Agrónomo Manuel Rodrigues de Morais, natural de Ponte de Lima.

Em 20 de Outubro de 1898, ingressou na Escola Naval, como Aspirante da Marinha, tendo progredido na carreira militar até ao posto de Vice-Almirante, a que foi promovido em 30 de Abril de 1937.

Em 4 e 5 de Outubro de 1910, capitaneou o cruzador “São Rafael”, dirigindo todas as operações militares que o navio teve de levar a efeito no rio Tejo até à proclamação da República.

Destacou-se como Deputado às Constituintes de 1911, por Ponte de Lima, como Ministro da Marinha do Ministério de José Relvas e como Governador da Índia.

Pela sua acção para a implantação da República foi promovido por distinção, promoção confirmada pelo Parlamento da República que o proclamou Benemérito da Pátria, tendo sido condecorado com a Medalha dos Sobreviventes da Revolução de 5 de Outubro de 1910.

Recebeu ainda as seguintes distinções:

- Oficial da Torre Espada;

- Grã Cruz de Avis;

- Medalha de Ouro do Comportamento Exemplar;

- Medalha da Vitória;

- Medalha de Ouro das Campanhas do Exército Português, com a legenda “No Mar”.

- Distinguished Service Medal (E. U. A.);

- Comendador da Legião de Honra (França).

 

Fonte: O Anunciador das Feiras Novas n.º 28, do ano de 2011.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões