Conde d'Aurora

 

Conde d'Aurora


Dr. José de Sá Coutinho (José António Francisco Xavier de Sá Pereira Coutinho) – 3.º Conde d'Aurora – nasceu na Casa de Nossa Senhora da Aurora, na vila de Ponte de Lima, em 29 de Abril de 1896, e faleceu na mesma Casa, em 3 de Maio de 1969.

Distinguiu-se como Magistrado; Juiz do Tribunal do Trabalho no Porto durante mais de trinta anos; Político; Jornalista e Escritor consagrado com vasta obra publicada; Defensor acérrimo dos interesses regionais do Minho e de Ponte de Lima em particular; Principal impulsionador da fundação da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Deixou uma obra considerável, literária e etnográfica, bem como um vasto arquivo fotográfico das ruas do Porto e dos costumes da Ribeira Lima.

Foi distinguido, em 1935, com o Prémio Eça de Queiroz pelo seu romance “O Pinto”.

Foi ainda distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu título nobiliárquico a uma rua de Ponte de Lima (Rua Conde Aurora).

 

Conde d'Aurora - Escritor

 

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões