Óleo de Artur Loureiro

 

Óleo de Artur Loureiro

 

Ponte de Lima (1906)

 

Óleo do pintor naturalista Artur Loureiro, de 1906, representando uma parte do troço medieval da ponte sobre o rio Lima, a Capela do Anjo da Guarda e a Igreja de Santo António da Torre Velha.

Colecção particular

 

Artur Loureiro

Artur Loureiro (Artur José de Sousa Loureiro) nasceu na cidade do Porto, em 11 de Fevereiro de 1853, e faleceu em Terras de Bouro, em 7 de Julho de 1932, com 79 anos de idade.

Depois de um estágio em Roma, Artur Loureiro candidatou-se a bolseiro em Paris, onde frequentou a École des Beaux-Artes. Embora educado na escola do naturalismo francês e tendo passado 20 anos da sua vida na Austrália por via do matrimónio, os seus quadros mostraram contudo uma raiz bem portuguesa, em que o naturalismo sempre se aliou a uma sentimentalidade própria do seu temperamento.

Na Austrália dedicou-se, a par da pintura animalista que continuou em Portugal, à pintura e escultura ornamentais. De volta a Portugal, retomou inteiramente a pintura de cavalete, ganhando as suas telas uma grande vitalidade de cor e brilho, facilmente verificáveis na obra aqui apresentada.

Obras suas integram o espólio de museus portugueses e estrangeiros como o Museu de Évora, o Museu do Chiado, em Lisboa, o Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, o Museu Grão Vasco, em Viseu, a Galeria de Sanderstan e a Galeria Nacional de Melbourne.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões