Exposição de aguarelas “Vem Ver o Lima”, de Ana Rego

 

Exposição de aguarelas “Vem Ver o Lima”, de Ana Rego


Na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, de 3 de março a 5 de maio

 

"Vem Ver o Lima" é o título da exposição, da autoria de Ana Rego, que vai cativar e atrair o púbico a visitar Ponte de Lima e a admirar os trabalhos em aguarela inspirados nas paisagens, tradições e gentes limianas.

Ponte de Lima é herdeira de um vasto património, quer no centro histórico multissecular, quer na paisagem milenar da Ribeira Lima que a rodeia com construções arquitetónicas, com tradições, com festividades, que combinam harmoniosamente o legado histórico e as identidades cultural e rural, profundamente marcadas pelo rio Lima.

Inspirada neste património, na literatura e na herança de estreita relação, afinidade e proximidade com o rio, a artista Ana Rego apresenta um conjunto significativo de aguarelas, que o Município de Ponte de Lima promove e acolhe na Biblioteca Municipal, de 3 de março a 5 de maio de 2023.

A autora desta exposição tem no seu portfólio várias dezenas de trabalhos, que, de uma forma singular, convidam a apreciar esta maravilhosa forma de descobrir Ponte de Lima, em aguarelas, que pressupõe sensibilidade e subtileza de uma técnica milenar que impõe o domínio da água e da cor a interagir com o papel.

De segunda a sábado, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Um evento a não perder!

 

Sobre a artista:

Ana Rego nasceu em 1967, na freguesia de Poiares, Ponte de Lima. Desde muito cedo demostrou interesse na expressão plástica, tendo logo optado pela área de estudos vocacionados para as Artes Visuais. Adquiriu os conhecimentos artísticos e técnicos com base na sua experiência individual e na participação em projetos, alguns dos quais com outros artistas.

Começou em 1992 a participar em diversas exposições coletivas e individuais e tem diversas obras espalhadas pelo mundo.

Na sua pintura é possível detetar um comum interesse e paixão pela "formação do olhar" na criação de espaços, na descrição das emoções e sensações que desafiam o observador a recriar, a sentir, a imaginar ...

 

Fonte: Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
28 de fevereiro de 2023

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões