Apresentação do livro “Tópicos Atípicos”, de Cláudio Lima

 

Apresentação do livro “Tópicos Atípicos”, de Cláudio Lima


 

O Município de Ponte de Lima vai acolher a apresentação do livro “Tópicos Atípicos”, da autoria de Cláudio Lima, no próximo sábado, dia 8 outubro de 2022, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Trata-se de uma obra que integra um conjunto de textos sobre alguns escritores portugueses de ontem e de hoje, publicados na imprensa regional e nacional ao longo dos últimos anos pelo autor, como é referido no excerto da sua Nota Prévia, que se transcreve:

“Aqui se reúne um conjunto de textos de intervenção cultural, saídos na imprensa ou de outra forma publicitados, nas mais diversas circunstâncias de tempo, de lugar e de oportunidade. Exumá-los da vala comum da imprensa, efémera e descartável, pareceu-me de algum interesse, atendidas razões de suposta intrínseca qualidade e pertinência.

São, na sua maioria, textos heterogéneos e de pequena dimensão, de leitura fácil e, assim se espera, proveitosa. É nessa convicção que foram agrupados e colocados ao julgamento do leitor.

De todos, estes são os meus textos que mais tempo permaneceram no limbo da gaveta ou dos suportes digitais. Entre condená-los à morte definitiva e dar-lhes uma segunda oportunidade, coube-lhes a sorte da sobrevivência, aqui e agora.

Heteróclitos que são, apresentam-se sob um critério meramente alfabético do autor, unidos sob a designação genérica e provavelmente pouco apelativa de tópicos atípicos. Neles não se entrevê a intenção de uma estrutura teórico-doutrinal nem temático-documental. Erráticos e atípicos, estendem-se, no tempo, de outubro / 1976 a janeiro / 2018”.

Cláudio Lima

Marque presença nesta sessão e conheça a mais recente produção literária deste Autor Limiano.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões