Ações culturais promovidas no Dia de Ponte de Lima de 2022

 

Ações culturais promovidas no Dia de Ponte de Lima de 2022


 

Por ocasião das comemorações do Dia de Ponte de Lima, assinalado a 4 de março, efeméride que assinala a entrega do Foral pela Rainha D. Teresa a Ponte de Lima no ano de 1125, o Município promoveu um conjunto de ações culturais, com destaque para a exposição documental sob o lema “Estátua Rainha D. Teresa – 2002 - 2022”, organizada em colaboração com o fotógrafo Amândio de Sousa Vieira.

Constituída por diversos painéis com informação essencialmente fotográfica e documental, a exposição mostra alguns momentos de todo o processo que teve lugar há 20 anos, prestando tributo a um grupo de cidadãos limianos que em boa hora decidiu associar-se para fazer erguer, em frente aos Paços do Concelho, um monumento evocativo da fundadora de Ponte de Lima.

A exposição está patente junto à estátua até ao final do mês de março, seguindo depois em itinerância para as escolas do concelho de Ponte de Lima.

O dia festivo, que coincidiu com o primeiro fim-de-semana gastronómico de 2022, destacou também a vertente gastronómica Limiana, com a apresentação do livro “Ponte de Lima à Mesa: contributos para a sua carta gastronómica”, da autoria do Prof. Álvaro Campelo, publicação onde constam 100 receitas que redescobrem pratos tradicionais e que tem em vista preservar e valorizar a gastronomia e o receituário, enquanto património cultural e identitário.

O programa das comemorações do Dia de Ponte de Lima de 2022, que contou com a presença da Directora Regional de Cultura do Norte, Doutora Laura Castro, incluiu as seguintes iniciativas:

-.Inauguração da Exposição de Fotografia “Caminhos – As pontes do Caminho Português do Porto a Santiago”, de Xoán Arco da Vella, promovida pela Asociación de Amigas e Amigos do Camiño Portugués a Santiago, de Pontevedra, na Torre da Cadeia Velha;

-.Deposição de Coroa de Flores na Estátua da Rainha D. Teresa, na Praça da República;

- Inauguração da Exposição “20 anos da Estátua da Rainha D. Teresa – 2002-2022”, na Praça da República;

-.Inauguração das obras de conservação da Capela do Anjo da Guarda, no Parque do Arnado, em Arcozelo, executadas no âmbito do Projeto de Qualificação e Valorização do Caminho Português de Santiago;

-.Sessão Solene Comemorativa do Dia de Ponte de Lima, no Espaço Panorâmico da Expolima, com momentos musicais pelo Quinteto Limiano, a evocação dos 20 anos da Estátua da Rainha D. Teresa, pelo Dr. Francisco Abreu Lima, a apresentação do livro “Ponte de Lima à Mesa: contributos para a sua carta gastronómica” e os discursos oficiais;

- Concerto de música clássica no Teatro Diogo Bernardes, com Carlos Guilherme, Filipa Lopes e Pedro Vieira de Almeida;

- Animação de rua por grupos de música popular do concelho;

- Encontro de tocadores de concertina no Largo de Camões;

- Espetáculo de música “Síncope”, no Teatro Diogo Bernardes, por Carlos A. Correia, artista multidisciplinar, com raízes em Ponte de Lima;

- Encontro Concelhio de Bombos, no Centro Histórico;

- Desfile da Tradição no Centro Histórico, com a participação dos Grupos Folclóricos e Etnográficos do Concelho.

 

Fotografias: Amândio de Sousa Vieira

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões