“30 por 14”, estreia literária de Francisco Leitão Delgado

 

“30 por 14”, estreia literária de Francisco Leitão Delgado


 

Foi promovida pelo Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, no dia 21 de dezembro de 2021, a apresentação do livro “30 por 14”, estreia literária de Francisco Leitão Delgado, um jovem autor com ascendência limiana, nascido em Viana do Castelo no dia 1 de Fevereiro de 2011, que, com apenas 10 anos, revela uma aptidão natural para as letras.

Como indica o próprio título, este livro apresenta 30 contos, escritos pelo “14”, o seu nome artístico, que adveio do mundo basquetebolístico ao qual pertence e no qual orgulhosamente veste a camisola batizada com esse número, e que agora é transposto para a esfera literária.

A apresentação do livro decorreu na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima e contou com a presença de pequenos artistas que, desafiados pelo autor, o apoiaram nesta nobre missão e enriqueceram o livro com as suas ilustrações.

Na opinião de Fernando Hilário, Presidente da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, estamos perante «um livro infantil, na mais estrita afinidade com literatura do género: de criança para criança. Um livro de contos que, a par do mundo fantástico das coisas e dos animais, questiona a vida em múltiplos aspectos da sua dimensão natural e social, enquanto promove também a reflexão e a prática dos valores da amizade, do altruísmo, do respeito e da solidariedade na relação do Eu com o Outro. Neste âmbito, poder-se-á dizer que o autor é uma criança já “adulta”, mas sem deixar de ser criança no sentido mais puro ou imaculado da palavra.»

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões