Exposição de Ricardo Ferreira “Quero ir às Feiras Novas”

 

Exposição de Ricardo Ferreira “Quero ir às Feiras Novas”


De 11 a 17 de Setembro de 2020, na Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima

 

 

A Exposição “Quero ir às Feiras Novas” de João Ricardo Alves Ferreira, será inaugurada no dia 11 de setembro, às 17 horas, e estará presente até dia 17, na Torre da Cadeia Velha de Ponte de Lima.

João Ricardo Alves Ferreira nasceu em Ponte de Lima, a 12 de outubro de 1961, na rua Beato Francisco Pacheco. Pintor autodidata, exerce a sua arte nas horas livres. A sua técnica de eleição é a aguarela, na qual frequentemente retrata a sua terra natal – Ponte de Lima –, ilustrando a cultura e o património arquitetónico desta vila.

A realidade atual não permite a realização do maior evento limiano, as Feiras Novas. Contudo, o Município de Ponte de Lima relembra este grandioso evento de tradições e cultura limiana, através de uma exposição de pintura que retrata o melhor desta vila histórica do Alto Minho, mais antiga do que a nacionalidade portuguesa.

Fonte: Gabinete de Comunicação do Município de Ponte de Lima
4 de setembro de 2020

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões