Ponte de Lima: Capital do Sarrabulho

 

Ponte de Lima: Capital do Sarrabulho


 

Chegou ao fim, com muita animação, mais uma edição da Feira do Porco e as Delicias do Sarrabulho, em Ponte de Lima, que decorreu no fim-de-semana de 25 a 27 de Janeiro, e contou com a presença de milhares de visitantes, de muitos expositores, de boa música e do ex-líbris da gastronomia limiana, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

Durante a cerimónia de abertura, o Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, afirmou que a Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho é “uma das feiras mais concorridas do projeto Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta, e é a que tem uma maior dinâmica do ponto de vista do envolvimento dos empresários da restauração”.

O certame, organizado pelo Município de Ponte de Lima, dedicado ao Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, foi uma grande oportunidade para promover o ex-líbris da gastronomia limiana e deliciou os gostos mais apurados. O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima “é uma atividade que gera riqueza, que cria emprego. São largas centenas de ativos que estão ligados à nossa gastronomia, e que arrasta multidões para Ponte de Lima”. Para além do Arroz de Sarrabulho, esta foi também uma forma de promover outros produtos endógenos limianos, como o fumeiro, os enchidos, o artesanato, entre outros.

Ao longo de todo o evento, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foi rei, tendo sido servidas mais de dez mil doses de sarrabulho, verificando-se longas filas de espera, nos 50 restaurantes aderentes.

O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima é um prato típico da época de inverno, no entanto é procurado e saboreado durante todo o ano. É uma verdadeira alavanca económica para o concelho, sendo confecionado com base na excelência dos produtos limianos e da afirmação da identidade cultural que resulta no desenvolvimento integrado.

Fonte: Município de Ponte de Lima
28 de janeiro de 2019

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões