Revista “LIMIANA” - Opinião de António de Sousa Araújo

 

Revista “LIMIANA” - Opinião de António de Sousa Araújo

 

António de Sousa Araújo
Correspondente da Academia Portuguesa da História

 

Nos 20 anos da sua fundação, a Casa do Concelho de Ponte de Lima, em Lisboa, deu um importante passo no seu fecundo currículo de actividades. Consistiu na edição e lançamento da sua revista Limiana. Temos diante de nós os três primeiros números desta publicação bimestral. Conta, desde Janeiro – Junho do corrente 2007, um total de 108 páginas de excelente texto relativo a temas de informação, cultura e turismo. Tem em vista não apenas os seus sócios, mas também os seus simpatizantes, membros ou não da referida Casa ou Comunidade Limiana, residentes, quer no Minho ou em países estrangeiros, quer na região de Lisboa, onde se encontra sedeada e funciona a respectiva direcção, redacção, edição e propriedade.

Impressa em magnífico papel e profusamente ilustrada, constitui esta revista um rico cartaz do turismo, da vida e dos saberes e sabores pontelimenses.

Ao seu director, José Pereira Fernandes e aos seus colaboradores, alguns deles como A. M. Couto Viana, A. Tito de Morais, A. Matos Reis e Cláudio Lima nossos conhecidos, auguramos uma auspiciosa caminhada.

Que esta segunda série prossiga com êxito o prestígio da Limiana que foi “a primeira revista literária pontelimense”, entre Julho de 1912 e Outubro de 1917. Em doze números e num total de apenas 219 pp. conseguiu acolher trabalhos de António Feijó, Teófilo Carneiro, Severino de Lemos, Carolina Micäelis, Ana de Castro Osório, João Penha, Jaime de Magalhães Lima e tantos outros. Que o vigor do velho fermento consiga impregnar o ânimo do presente grupo! Parabéns.

Lisboa, 2007-08-26

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões