“A Sedução do Pólen” – Apreciação de Euclides Rios

 

“A Sedução do Pólen” – Apreciação de Euclides Rios

 

Euclides Rios:

Fernando Castro e Sousa tem todo o substrato necessário para ser poeta e um bom poeta, como já era desde os bancos da escola secundária, onde tive o prazer de o ter por aluno.

Vê e observa o mundo como só os poetas o vêem; sente o devir do tempo e dos factos como só os poetas o sentem; e veste esse ver e esse sentir com uma roupagem de beleza, profundidade e concisão, como só os poetas são capazes de fazer.

O verso curto e incisivo, espraia-se numa frase, às vezes longa, correndo ligeira e brilhante estrofe abaixo, qual cascata barulhenta que ora explode fragorosa no pego rodopiante final da encosta, ora se abandona dengosa ao espelho das águas calmas da poética levada, em remansoso descanso de início da caminhada, para incógnito e incerto destino.

A brevidade da linguagem não tolhe a profundidade de um lirismo naturalista e límico, nem trava o adorno conotativo indispensável à beleza do texto poético.

Por outro lado, a musicalidade e harmonia do discurso não coíbe a punhalada justiceira do poeta de intervenção, nem a pureza e elevação dos sentimentos que emanam de todo o verbo, se incompatibilizam com algumas pinceladas ardentes, de um são erotismo tão natural e próprio do animal humano.

Quem gosta das coisas simples e belas, gosta, com certeza, da poesia de Fernando Castro Sousa, como o demonstra esta segunda edição de “A Sedução do Pólen”, após uma primeira que se esgotou rapidamente.

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões