Historial do Orfeão Limiano

Historial do Orfeão Limiano



João Maria Carvalho



O Orfeão Limiano, uma das valências do Instituto Limiano-Museu dos Terceiros (ao lado da arqueologia, da arte sacra e do ensino da música instrumental religiosa), foi fundado em 1979, por orientação do então Cónego Carlos Martins Pinheiro, e fez a sua estreia em 19 de maio do mesmo ano no Teatro Diogo Bernardes, na vila de Ponte de Lima, sob a batuta do Cónego Doutor António de Oliveira Fernandes, Director Artístico do Orfeão desde a sua fundação até ao ano 2009.

O Orfeão Limiano é um grupo coral composto por perto de três dezenas de coralistas, de várias idades, distribuídas por quatro vozes mistas.

Este orfeão tem vindo a executar, desde a sua fundação, um vasto repertório constituído por música profana e religiosa, tanto aquém como além-fronteiras. Para além do grande número de actuações em Ponte de Lima (quer participando em actos sociais como religiosos, entre os quais se destacam as tradicionais festas do concelho - "Feiras Novas" -, festas da  "Semana Aberta" organizadas pela Escola Secundária de Ponte de Lima, festas de Natal e Páscoa e ainda a organização do I Encontro de Coros do Minho), o Orfeão Limiano tem espalhado as suas vozes por muitas e lindas outras terras.

Assim, em Portugal, participou em todos os Encontros de Coros do Norte de Portugal realizados após a sua fundação (Vila do Conde, Espinho, Valadares, Ovar e Oliveira do Bairro) e no Encontro promovido pelo Coro Etnográfico de Almeida (Guarda), aquando do seu X aniversário. Tomou a seu cargo a organização do IV Encontro de Coros do Alto Minho, em 1989, em Ponte de Lima e, bem assim, a criação e a organização do I Encontro de Coros do Minho em 10 de junho de 1992 como forma de satisfazer a necessidade dos grupos corais se reunirem e conviverem ao menos uma vez por ano. Este grupo coral participou, também, nos II e III Encontros de Coros do Minho, respectivamente em 10 de junho de 1993, em Guimarães e em 10 de junho de 1994 em Fafe. Ainda no ano de 1994, o Orfeão Limiano participou no concerto organizado pelo Orfeão de Braga em 25 de junho, no 1º Encontro de Coros de Freixo, em 15 de outubro e na Festa de Natal organizada pelo Coral Polifónico das Neves e levada a efeito em 18 de dezembro nas Neves (Vila de Punhe). Nos anos de 1995 e 1996, o Orfeão Limiano participou nos IV e V Encontro de Coros do Minho que se realizaram nas cidades de Barcelos e Famalicão, respectivamente. Já no ano de 1997 este coral participou nas VIII Jornadas Teotonianas, realizadas em 22 de fevereiro e no VI Encontro de Coros do Minho que teve lugar em S. João da Ponte (Taipas) em 10 de junho.

Em 4 de Março de 1998, no Cinema Rio Lima, associou-se às comemorações do Dia de Ponte de Lima, dia em que foi homenageado o seu Director Artístico, Doutor António de Oliveira Fernandes. Nesse mesmo ano, em 16 de maio, participou no X Encontro de Coros em Terras de La Salette, em Oliveira de Azeméis. Participou, ainda, no dia 10 de julho desse ano, no VII Encontro de Coros do Minho que se realizou na Associação Cultural e Recreativa de Dume, Braga. Em 22 de dezembro participou no Sarau Artístico integrado no Encontro Nacional de Profissionais de Saúde que se realizou nas instalações da Associação Industrial do Minho, em Viana do Castelo.

Em 30 de abril de 1999 participou na inauguração do Centro Paroquial e Social de Ponte de Lima.

Posteriormente, esteve presente nos Encontros de Coros do Minho que se seguiram, um dos quais em 10 de junho de 2001, em Melgaço. Realizou um concerto na Igreja Matriz de Ponte de Lima, no dia 02 de março de 2002, associando-se às Comemorações do Dia de Ponte de Lima e um outro em 18 de maio de 2002, em Ponte de Lima, na comemoração do seu 23º aniversário.

Participação no Concerto Coral e Sinfónico, integrado na Semana da Música, promovido pela Banda de Música de Ponte de Lima e realizado no Teatro Diogo Bernardes em 28 de setembro de 2002.

Tomou parte no Concerto de Natal 2002, em 21 de dezembro, no Teatro Diogo Bernardes.

Realizou um concerto em 01 de março de 2003, na Igreja Paroquial da Correlhã, integrado nas comemorações do Dia de Ponte de Lima. Depois disso, participou, ainda, no XI Encontro de Coros do Minho, em 10 de junho, na vila das Neves, no dia da Misericórdia, em 2 de agosto, e colaborou na festa de Natal da APPACDM de Viana do Castelo, com um concerto na Igreja Matriz de Ponte de Lima, no ano 2003.

O Orfeão Limiano solenizou a missa de sufrágio pelos orfeonistas falecidos e acção de graças na Matriz de P. Lima, com a colaboração do Grupo Instrumental Limiano, em 15 de maio de2004, integrada nas comemorações do 25º Aniversário do Orfeão.

Em 15 de novembro de 2004, o Orfeão Limiano, em colaboração com a APPACDM de Viana do Castelo, colaborou na realização do Presépio Vivo, na Igreja Matriz de Ponte de Lima.

Em 2006 comemorou o seu 26º aniversário e colaborou em trabalhos editoriais de poetas limianos, lançados pela autarquia. Colaborou, ainda, no concerto da Banda Sinfónica da PSP de Lisboa, nas Comemorações do 110º Aniversário do Teatro Diogo Bernardes, de Ponte de Lima, realizadas em 24 de setembro naquele Teatro. Em 5 de outubro de 2006 participou no XII Encontro de Coros do Minho, em Taíde, Póvoa de Lanhoso.

Mais tarde, em outubro de 2006, a convite do Orfeão de Braga, participou num concerto realizado no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Música.

Em 2007 gravou o primeiro CD, que inclui, para além de outros temas, o Hino a Ponte de Lima e o Hino da Casa do Concelho de Ponte de Lima, tendo participado no espetáculo comemorativo do 20.º Aniversário desta associação, que se realizou em 24 de Fevereiro desse ano, no Fórum Lisboa. O momento alto deste espectáculo foi a apresentação pública do Hino da Casa do Concelho de Ponte de Lima – A Casa de Ponte, que é de Lima – executado pelo Orfeão Limiano, dirigido pelo Cónego Doutor António Oliveira Fernandes, e pela Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, dirigida pelo Maestro Comissário José Manuel Ferreira Brito.

A convite da Comissão de Festas de Santa Marta de Portuzelo, em V. do Castelo, o Orfeão Limiano esteve presente nessa freguesia, em 26 de maio de 2007, para participar, com um concerto realizado na Igreja Paroquial, na Festa de Apresentação do Cartaz da Romaria de 2007, que se realizaria entre 5 e 12 de agosto.

Participou, ainda, no XIII Encontro de Coros do Minho, em Antime (Fafe).

Em 1 de julho de 2007, às 11 horas, o Orfeão Limiano animou a Eucaristia da peregrinação anual à Senhora do Minho, no seu santuário, no alto da serra d’Arga.

Já em 2008, destaque para a organização e participação no 14º Encontro de Coros do Minho, em 10 de junho e a presença na cerimónia oficial de Reabertura do Museu dos Terceiros, em 18 de julho, com a presença do convidado de honra, Professor Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República.

Em finais de 2008, realizou o concerto de lançamento do Catálogo do Museu dos Terceiros.

Em 2009, no dia 10 de junho, participou no XV Encontro de Coros do Minho organizado pelo Coral Divino Salvador, de Joane, em Famalicão, apresentando os trechos musicais Rapazes cantai cantigas, de Manuel Faria, Ó meu amorzinho, de Lopes Graça e Vir Feirar, de Manuel Faria.

Em dezembro do mesmo ano, colaborou com a APPACDM na apresentação do Presépio ao Vivo, na Igreja Matriz de Ponte de Lima.

No que respeita às actuações no estrangeiro, são de assinalar as efectuadas em Xinzo de Limia, em Ourense, em Santiago de Compostela, bem como a participação na "XXIV Fiesta Mimosa e VIII Festival Galaico-Português de Polifonia y Canto Coral" que teve lugar na cidade de Carballiño, em 24 de março de 1990.  Inserido no intercâmbio levado a cabo pelo Comité de Geminações de Ponte de Lima-Vandoeuvre, participou em actividades culturais naquela localidade francesa, bem perto de Nancy, em 16 de maio de 1993. Além disso, foi o representante de Portugal, no norte de Espanha (Galiza), na “Mostra Internacional da Cancion” realizada em 29 de julho de 1995, em 2000, em 20 de julho de 2002 e em 29 de julho de 2006 na cidade de Cariño (La Coruña).

A partir do ano 1999, o Orfeão Limiano executou notáveis trabalhos musicais em conjunto com o Grupo Instrumental Limiano, de Vitorino das Donas.

Depois de alguns anos de inactividade, o Orfeão Limiano, por iniciativa da Direção do Instituto Limiano-Museu dos Terceiros, foi reactivado. Para seu Diretor Artístico foi convidado o Prof. Nuno Tiago Fernandes Pereira Lima que, desde Dezembro de 2013, tem realizado um perseverante trabalho de reativação do Orfeão Limiano. A reaparição pública do Orfeão Limiano aconteceu em 21 de Dezembro de 2014, no Concerto de Natal realizado na Igreja Matriz de Ponte de Lima e, no dia 28 de dezembro, em concerto, também de Natal, na Igreja Nova da freguesia de Correlhã.

Já no ano 2015, o Orfeão Limiano participou no XX Encontro de Coros do Minho, realizado no dia 10 de Junho, em Caldas de Vizela.

No dia 31 de Outubro de 2015 participou no XIV Encontro de Coros de Vila Nova de Santo André, em Santiago do Cacém, onde estiveram presentes o Coral Galp Energia, na qualidade de anfitrião, e o Coral Notas Livres, de Vendas Novas.

Em 19 de dezembro de 2015, o Orfeão Limiano apresentou um sarau musical, no espaço Expolima, a convite da Câmara Municipal, integrado na Feira de Natal.

O Concerto de Natal desse ano ocorreu no dia seguinte, 20 de dezembro, na Igreja Matriz de Ponte de Lima, em conjunto com a Banda de Música de Ponte de Lima

Já em 2016, o Orfeão Limiano aceitou o convite e esteve presente em S. Pedro de Merelim (Braga), no dia 17 de janeiro, para participar no IV.º FESTIVAL DE REIS E JANEIRAS organizado pelo ORFEÃO DE MERELIM (Braga)

No dia 10 de abril (2016), apresentou-se em Arcozelo, Ponte de Lima, num concerto comemorativo de inaugurações da paróquia.

No mesmo mês de abril, às 16h00 do dia 24 (domingo), e a convite do Grupo Coral de Oiã (Oliveira do Bairro), participou no 25º Concerto da Primavera, que teve lugar na Igreja de Santa Margarida das Águas Boas. O evento comemorava os 25 anos de existência daquele Grupo Coral.

Em 15 de Julho de 2017, às 21h30, o Orfeão Limiano esteve presente no concerto comemorativo do aniversário do aniversário do Coral Caetanense, na igreja paroquial de S. Caetano, em Cantanhede.

No mesmo an0 2017, a convite da Sociedade Musical Santa Cecília, participou no Encontro de Coros 2017, no dia 28 de maio, no edifício-sede da Sociedade (Rua Cónego Maio 196, 3810-089, Aveiro).

No dia 1 de julho, o Orfeão Limiano participou num encontro de coros comemorativo dos 50 Anos da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viana do Castelo, às 21h30, na Igreja da Sagrada Família.

 No dia 15 de agosto, às 16h00, na Igreja Matriz e Ponte de Lima, o Orfeão limiano solenizou a Cerimónia Eucarística da comemoração dos 50 Anos de sacerdócio do pároco, Mons. Dr. José Gomes de Sousa.

Em 17 de dezembro, teve lugar o Concerto de Natal-Encontro de Coros 2017, organizado pelo Orfeão Limiano em Ponte de Lima, com concerto na Igreja Matriz, às 15h00, seguido de celebração litúrgica, às 17h30 e jantar, com colaboração do Município, em que estiveram também presentes o Coral Caetanense, de S. Caetano (Cantanhede) e o Grupo Coral de Oiã (Oliveira do Bairro).

No dia 23 de dezembro na Correlhã, o Orfeão Limiano realizou, juntamente com o Grupo das 8, da mesma freguesia, um concerto de Natal.

No dia 29 de dezembro, juntamente com a Banda Musical de Ponte de Lima, às 15h00, participou no concerto de Natal que teve lugar na Igreja Matriz de Ponte de Lima.

Depois, já em 2018, e em colaboração com o Município, realizou o seguinte ciclo de concertos:

- dia 11 de fevereiro, às 15h00, na Igreja paroquial de Brandara;

- dia 25 de fevereiro, às 15h00, na Igreja paroquial de Feitosa;

- dia 11 de março, às 15h00, na Igreja paroquial de Vitorino das Donas;

- dia 18 de março, às 15h00, na Igreja paroquial de Gondufe.

Entretanto, no dia 04 de Março (dia de Ponte de Lima), o Orfeão Limiano tinha solenizado, também, a missa de celebração dos 40 Anos da Diocese de Viana do Castelo, às 16h00, na Expolima (Ponte de Lima), com a colaboração do organista João Maria Carvalho.

No dia 28 de abril de 2018 o Orfeão Limiano, a convite do Centro Cultural Social de Santo Adrião, em Braga, participou no IV Encontro de Coros organizado pelo Coro Allegretus, ao lado do Coro de Estremoz.

Em 11 de agosto, a convite da Junta de Freguesia de Fontão, o Orfeão realizou um concerto comemorativo do dia da Freguesia.

No dia 09 de setembro, a convite da Comissão das Feiras Novas 2018, participou no Cortejo Histórico programado para a tarde desse dia.

No dia 1 de dezembro, a convite da Comissão de Festas da Senhora da Boa Morte, participou no Concerto de Natal que aí se realizou pelas 21h00.

Durante o mês de dezembro realizou o Concerto de Natal-Encontro de Coros do Minho, no dia 16, às 15h00, em que estiveram presentes o Coro Allegretus, de Braga e o Coral Santa Mariña, de Ginzo de Limia. Mais tarde, no dia 30, o concerto com a Banda de Música de Ponte de Lima, ambos na igreja Matriz de Ponte de Lima.

No ano 2019, durante o mês de janeiro, o Orfeão Limiano, numa ação conjunta com o Município de Ponte de Lima, realizou concertos nas igrejas paroquiais das freguesias de Refoios, Anais, Bertiandos e Moreira do Lima, respetivamente nos dias 6 e 13 (15h00), 19 (21h00) e 27 (15h00).

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões