A um Amigo, por Álvaro Braga da Cruz

 

A um Amigo, por Álvaro Braga da Cruz

 

Tudo começou em Setembro de 1951 quando eu, caloiro, 16 anos, desembarquei em Coimbra numa Casa Universitária cheia de matulões.

Com aquela idade e a correspondente mentalidade de garnizé, a coisa mais inteligente que me ocorreu fazer foi entrar em colisão com o mais fero dos matulões residentes.

Abreviando a narrativa, fiquei a dever à generosidade e ao talento diplomático do Xico Abreu Lima, o matulão aqui em causa, a solução pacífica e cordata do conflito, generosamente convertido, mediante um aperto de mãos, numa irrecusável proposta de amizade.

Na sequência deste episódio e ao longo dos mais de 60 anos decorridos desde então, tive o privilégio de usufruir dessa amizade que, sendo tão forte, nunca esmoreceu nem registou um único quisto.

Credito o meu amigo Xico com as qualidades em que a sua forte personalidade sempre se apoiou e que para mim foram preciosas lições – carácter, dignidade, ética e lealdade.

O meu profundo agradecimento por aquele aperto de mão em 1951.

O maior dos abraços do Álvaro Braga da Cruz.

 

Publicado na LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 40, de Dezembro de 2014

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões