Novembro

Novembro


 

Dia 1

 

Nasce, em 1769, na Casa da Freiria, em Arcozelo, Ponte de Lima, o Tenente-General D. Miguel Pereira Forjaz (Miguel Pereira Forjaz Coutinho Barreto de Sá e Resende) – Conde da Feira; Militar; Político; Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra; Membro da Regência em Lisboa quando a Corte se ausentou para o Brasil.

É considerado como o grande obreiro da defesa de Portugal contra o invasor francês, tendo providenciado a mobilização de toda a população válida para a defesa do país.

Em virtude dos seus prestimosos serviços, foi distinguido, pelo Decreto de 13 de Maio de 1820, com o título de Conde da Feira.

Foi também agraciado com a Grã Cruz da Ordem de Santiago e nela Comendador de Santo André de Fiães.

Foi ainda distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Miguel Pereira Forjaz).

Faleceu em Lisboa, a 6 de Novembro de 1827, ficando sepultado no Convento da Madre de Deus. (1)

 

Dia 2

 

Morre, em 1876, em Lisboa, onde vivia, o Doutor António Correia Caldeira  – Lente da Universidade de Coimbra.

Nasceu em Ponte de Lima, a 13 de Outubro de 1815.

 

Dia 3

 

Nasce, em 1905, no lugar da Baldrufa, concelho de Ponte de Lima, António Amorim – Emigrante no Brasil, onde se afirmou como grande divulgador da cultura literária portuguesa, ao mesmo tempo que dava a conhecer os homens da escrita brasileira em Portugal.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua António Amorim).

Faleceu no Brasil, a 7 de Junho de 1977. (4)

 

Dia 6

 

Morre, em 1827, em Lisboa, o Tenente-General D. Miguel Pereira Forjaz.

Nasceu na Casa da Freiria, em Arcozelo, Ponte de Lima, a 1 de Novembro de 1769.

 

Dia 8

 

Nasce, em 1825, em Ponte de Lima, o Coronel Boaventura José Vieira – Militar; Político; Deputado; Governador Civil de Viana do Castelo; Vogal da Junta Consultiva de Obras Públicas e Minas; Engenheiro responsável pela construção das Linhas Ferroviárias do Algarve, do Minho e do Douro.

Foi agraciado com a Comenda de Carlos III de Espanha.

Faleceu a 9 de Agosto de 1887. (1)

 

Dia 9

 

Nasce, em 1911, na freguesia de Vilar das Almas, Concelho de Ponte de Lima, o Dr. Aníbal Moreira – Advogado e Notário.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima em 1950 e 1951.

Foi Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.

Foi ainda Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.

Faleceu em 15 de Novembro de 1981.

 

Dia 10

 

Morre, em 1927, em Lisboa, o Conselheiro Manuel Pimenta de Castro – Magistrado.

Nasceu na freguesia da Seara, Ponte de Lima, a 15 de Abril de 1863.

 

Dia 12

 

Nasce, em 1881, na freguesia da Oliveira, em Guimarães, o Dr. Francisco Teixeira de Queiroz (Francisco Xavier Teixeira de Queiroz Coelho de Almeida e Vasconcelos) – Jurista; Escritor; Poeta; Artista; Autor de trabalhos de grande interesse para o conhecimento de vários escritores limianos.

Faleceu na sua Casa do Cruzeiro, em Ponte de Lima, a 16 de Dezembro de 1969. (1)

 

Dia 15

 

Nasce, em 1831, em Viana, Miguel Roque dos Reis Lemos – Historiógrafo; Latinista; Paleógrafo; Autor dos “Anais Municipais de Ponte de Lima”; Fundador, em 1865, de “O Lethes”, o primeiro Jornal de Ponte de Lima.

Faleceu em Viana, a 19 de Dezembro de 1897. (1)

 

Morre, em 1991, o Dr. Aníbal Moreira – Advogado e Notário de Ponte de Lima.

Nasceu na freguesia de Vilar das Almas, Concelho de Ponte de Lima, em 9 de Novembro de 1911.

 

Dia 16

 

Nasce, em 1928, na vila de Ponte de Lima, o Dr. Fernando Freitas (Fernando de Oliveira Faria Fernandes de Freitas) – Médico, Escritor; Tradutor; Filatelista.

É autor de quatro romances autobiográficos e de ficção, não publicados.

Faleceu em Braga, a 24 de Fevereiro de 2010. (2)

 

Dia 20

 

Morre, em 1899, em Viana do Castelo, o General Sebastião Lopes de Calheiros e Meneses – Militar; Político; Governador de Caba Verde e de Angola; Governador Civil do Porto; Publicista.

Nasceu em Moreira de Geraz do Lima, Viana do Castelo, a 24 de Janeiro de 1816.

 

Dia 21

 

Morre, em 1831, na sua Quinta do Paço, em Vitorino dos Piães, Ponte de Lima, Manuel José da Costa Figueiras Gaio – Genealogista insigne.

Nasceu em Barcelos, a 25 de Junho de 1750.

 

Dia 28

 

Nasce, em 1843, na Casa do Paço de Faldejães, Arcozelo, Ponte de Lima, o Eng.º Lourenço Augusto Pereira Malheiro – Prestigiado Engenheiro de Minas e Geólogo; Deputado; Publicista.

Faleceu em Belas, Sintra, a 20 de Agosto de 1890. (1)

 

Nasce, em 1868, na vila de Ponte de Lima, o Padre João Inácio de Araújo Lima - Professor do Liceu Camões, em Lisboa; colaborador na imprensa; polemista; dicionarista; bibliófilo; deputado; capelão do Rei D. Manuel II; confessor da Rainha D. Amélia.

Foi ainda impulsionador da trasladação dos restos mortais do poeta António Feijó e sua esposa, de Estocolmo para Ponte de Lima, em 1927, e do monumento ao poeta inaugurado em 1938, também em Ponte de Lima.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Dr. Araújo Lima).

Faleceu em Ponte de Lima, a 25 de Outubro de 1941. (3)

 

Nasce, em 1894, na vila de Ponte de Lima, o Actor Tarquínio Vieira (Tarquínio de Sousa Vieira) – Actor dramático de Teatro e Cinema.

Trabalhou em cerca de três dezenas de Companhias, incluindo a Companhia do Teatro Nacional D. Maria II, e participou em mais de centena e meia de peças e milhares de espectáculos.

Participou também nos filmes “Bocage”, de Leitão de Barros, e “Cais do Sodré”, de Alejandro Perla.

Era irmão do Dr. José de Sousa Vieira, Professor do Ensino Secundário; Reitor do Liceu Nuno Álvares, em Castelo Branco; e do Liceu D. Manuel II, no Porto; Autor de vários livros didácticos dedicados, sobretudo, à gramática francesa e de dicionários de Português-Francês e Francês-Português.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Actor Tarquínio Vieira)

Faleceu em Lisboa, a 14 de Agosto de 1960. (1)

Saber mais

 

Dia 30

 

Nasce, em 1906, em Viana do Castelo, José Rosa de Araújo (José Augusto Rosa de Araújo) – Historiógrafo; Investigador Regionalista; Autor de vasta obra relacionada com o Alto Minho; Desenhador; Ceramista; Sócio Fundador da Fábrica de Louça de Viana; Sócio de várias agremiações culturais.

Instalou e dirigiu o Arquivo de Ponte de Lima, cargo em que, graças ao seu talento, fez ressuscitar o acervo documental que narrava a história desta vila medieval, e que há muito tempo estava adormecido.

Foi distinguido com a Medalha de Prata atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 9 de Setembro de 1985.

Foi ainda distinguido pela mesma Câmara Municipal com a atribuição do seu nome a uma artéria de Ponte de Lima (Passeio José Rosa Araújo).

Faleceu no Porto, a 31 de Janeiro de 1992. (5)

Saber mais

 

 

 

Notas

(1) Fonte: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008

(2) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 17, de Abril de 2010

(3) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 42, de Abril, Maio e Junho de 2015

(4) Fonte: TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

(5) Fontes: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008, e TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões