Abril

Abril


 

Dia 2

 

Morre, em 2015, em Viana do Castelo, o Padre Manuel Gomes Dias.

Nasceu em Fornelos, Ponte de Lima, a 4 de Maio de 1933.

Saber mais

 

Dia 4

 

Morre, em 1821, na cidade de Angra, nos Açores, o Brigadeiro Francisco António Pereira Pinto de Araújo de Azevedo.

Nasceu na freguesia de Santa Maria de Sá, Ponte de Lima, a 21 de Dezembro de 1772.

 

Morre, em 2000, na sua Quinta da Baldrufa, em Ponte de Lima, o Dr. António Vasconcelos Porto - António Porto-Além).

Nasceu em Vila Nova de Gaia, a 23 de Junho de 1912.

 

Dia 6

 

Nasce, em 1884, em Mafamude, Vila Nova de Gaia, Rodrigo Abreu (Rodrigo Luciano de Abreu e Lima) – Secretário do General Norton de Matos quando este desempenhou o cargo de Governador-geral de Angola; Deputado; Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Foi Membro da Direcção da Comissão Distrital do Grémio do Minho; Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.

Dirigiu a edição de 1993 do Almanaque de Ponte de Lima.

Faleceu a 24 de Dezembro de 1966. (5)

 

Dia 8

 

Nasce, em 1932, na vila de Ponte de Lima, Carlos de Lima Magalhães (Menã) – Poeta popular, com livros publicados e colaboração dispersa pela imprensa local.

Na sua obra, para além da constante referência aos temas limianos, é permanente a sinceridade. É quase palpável que ele sente aquilo que escreve. E isso faz dele alguém que consegue, no universo da poesia popular, e no nosso meio, um lugar de destaque, construído desde os inícios dos anos 80, do século XX.

Faleceu a 18 de Setembro de 2009. (6)

 

Dia 12

 

Nasce, em 1856, em Calheiros, Ponte de Lima, Francisco Lopes de Calheiros e Meneses – 1.º Conde de Calheiros; Político.

Foi Deputado às Cortes; Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Foi agraciado com o título de Conde de Calheiros pelo Rei D. Carlos, por Decreto de 20 de Março de 1890.

Faleceu no Paço de Calheiros, em Ponte de Lima, a 2 de Março de 1929. (1)

 

Dia 14

 

Morre, em 1952, em Lisboa, o Coronel Gonçalo Pereira Pimenta de Castro.

Nasceu na Casa Grande da Seara, na freguesia do mesmo nome, em Ponte de Lima, a 18 de Outubro de 1868.

 

Morre, em 1953, no Porto, o Dr. José de Sousa Vieira – Professor; Autor de muitas obras didácticas.

Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 16 de Março de 1890.

 

Morre, em 1990, em Viana do Castelo, Severino Costa – Jornalista.

Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 23 de Outubro de 1899.

 

Dia 15

 

Nasce, em 1863, na freguesia da Seara, Ponte de Lima, o Conselheiro Manuel Pimenta de Castro (Manuel Pereira Pimenta de Barros Sousa e Castro) – Magistrado; Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.

Homem de carácter íntegro, dotado de uma sensibilidade artística e uma cultura invulgares, possuía gentileza e finura de trato cativantes, que faziam dele uma personalidade marcante e lhe granjearam o respeito e a amizade dos seus contemporâneos.

Faleceu em Lisboa, a 10 de Novembro de 1927. (1)

 

 

Dia 17

 

Morre, em 1715, D António Pereira da Silva – Bispo de Elvas e do Algarve; Secretário de Estado de D. Pedro II.

 Nasceu a 4 de Outubro de 1648, provavelmente em Bertiandos, Ponte de Lima.

 

Nasce, em 1927, na freguesia de Freixo, concelho de Ponte de Lima, o Dr. Álvaro Rebelo Vieira de Araújo – Médico; Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Como médico, notabilizou-se pela forma como ajudava os doentes que a ele recorriam com frequência, não cobrando os serviços prestados.

Exerceu o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima entre os anos de 1964 e 1974 com toda a competência e dignidade, mesmo nos períodos políticos mais conturbados.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma artéria de Ponte de Lima (Praceta Dr. Vieira de Araújo).

Faleceu na sua casa de Valinhas, em Ponte de Lima, a 25 de Setembro de 1982. (7)

 

Dia 18

 

Nasce, em 1732, na vila de Ponte de Lima, o Coronel Gonçalo Coelho de Araújo (Gonçalo Coelho de Araújo Sousa e Azevedo) – Militar; Defensor da raia do Minho na 2.ª Invasão Francesa.

Com 78 anos de idade, prestou serviço voluntário para, com outos militares, travar o avanço dos franceses liderados pelo General Soult, demonstrando grande coragem para quem já possuía uma idade avançada.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Gonçalo Coelho de Araújo).

Faleceu na sua Casa da Porta de Braga, em Ponte de Lima, a 14 de Março de 1815. (8)

 

Nasce, em 1868, na Casa da Boavista, em Refóios, Ponte de Lima, Aleixo de Queiroz Ribeiro (Aleixo de Queiroz Ribeiro de Sotomaior de Almeida e Vasconcelos), Conde de Santa Eulália – Escultor laureado; Cônsul de Portugal em Chicago.

O título de Conde de Santa Eulália foi-lhe concedido pelo Rei D. Carlos, em 1906.

Adquiriu, em 1909, o Paço da Glória, em Madalena de Jolda, Arcos de Valdevez, e, em 1912, o Mosteiro de Refóios, em Ponte de Lima, nos quais levou a cabo profundas transformações e melhoramentos.

Nos Estados Unidos da América, o escultor encontra-se referenciado em várias obras e inventários de arte como artista americano, sob o nome de Alexis de Santa Eulalia.

Faleceu no Mosteiro de Refóios, em Ponte de Lima, a 6 de Maio de 1917 (1)

 

Nasce, em 1885, na Casa das Pereiras, na vila de Ponte de Lima, o Capitão José de Magalhães (José de Magalhães Queirós de Abreu Coutinho).

No contexto da revolução da Monarquia do Norte, iniciada em Janeiro de 1919, teve como missão proteger a costa desde a Foz do Neiva à Foz do Minho.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma artéria de Ponte de Lima (Largo Capitão José de Magalhães).

Faleceu a 23 de Dezembro de 1952. (7)

 

Morre, em 1959, Salvato Feijó (Salvareno) – Dramaturgo e Poeta.

Nasceu na vila de Ponte de Lima, a 14 de Julho de 1878.

 

Dia 24

 

Nasce, em 1852, no Paço de Vitorino, na freguesia de Vitorino das Donas, concelho de Ponte de Lima, José de Abreu Coutinho (José de Abreu de Lima Pereira Coutinho) – Político de grande notabilidade e influência por todo o distrito de Viana do Castelo.

Filiado no Partido Regenerador, acabou por assumir o papel de chefia deste partido após a morte de seu cunhado, António Magalhães, que encabeçava a liderança desta força política.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua José de Abreu Coutinho).

Faleceu a 14 de Dezembro de 1921. (7)

 

Dia 25

 

Nasce, em 1913, em Santa Maria de Rebordões, Ponte de Lima, o Dr. João Marcos (João Marcos Gonçalves Ribeiro) – Escritor e Poeta, com vasta obra publicada; Professor do Ensino Secundário.

Foi um dos fundadores da Tertúlia Rio de Prata, de que fizeram parte, entre muitos outros, os Poetas Luís de Sousa Dantas e António Manuel Couto Viana.

Por testamento lavrado no então Cartório Notarial de Ponte de Lima, em 7 de Agosto de 2003, legou à Casa do Concelho de Ponte de Lima, com sede em Lisboa, todos os seus escritos inéditos e a quantia de quinze mil euros, destinada a subvencionar a sua publicação, vontade que os seus filhos João Carlos de Andrade Ribeiro, Armanda de Andrade Ribeiro e Lucília de Andrade Ribeiro não respeitaram.

Foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal Cultural atribuída pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, em Reunião Ordinária de 27 de Janeiro de 1997.

Foi ainda distinguido, pela mesma autarquia, com a atribuição do seu nome a uma rua da vila de Ponte de Lima.

Faleceu em Lisboa, a 6 de Janeiro de 2005. (2)

 

Nasce, em 1923, em Ponte de Lima, João Nuno Braga Rodrigues de Morais – Atleta que conseguiu resultados de grande relevo no atletismo nacional, onde era especialista nos 100 e 200 metros.

Foi co-recordista nacional dos 100 metros; Professor de Educação Física em Braga.

Representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres de 1948.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Braga com a atribuição do seu nome a uma rua da freguesia de S. Vítor. A título póstumo, foi agraciado pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a Medalha de Mérito Municipal Desportivo, por deliberação de 27 de Janeiro de 1997.

Faleceu em Lisboa, a 2 de Setembro de 1986. (4)

 

Dia 29

 

Nasce, em 1896, na Casa de Nossa Senhora da Aurora, na vila de Ponte de Lima, o Dr. José de Sá Coutinho (José António Francisco Xavier de Sá Pereira Coutinho) – 3.º Conde de Aurora.

Distinguiu-se como Magistrado; Juiz do Tribunal do Trabalho no Porto durante mais de trinta anos; Político; Jornalista e Escritor consagrado com vasta obra publicada; Defensor acérrimo dos interesses regionais do Minho e de Ponte de Lima em particular; Principal impulsionador da fundação da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Deixou uma obra considerável, literária e etnográfica, bem como um vasto arquivo fotográfico das ruas do Porto e dos costumes da Ribeira Lima.

Foi distinguido, em 1935, com o Prémio Eça de Queiroz pelo seu romance “O Pinto”.

Foi ainda distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu título nobiliárquico a uma rua de Ponte de Lima (Rua Conde Aurora).

Faleceu na sua Casa de Nossa Senhora da Aurora, na vila de Ponte de Lima, a 3 de Maio de 1969. (1)
Saber mais

 

Nasce, em 1926, na freguesia da Ribeira, concelho de Ponte de Lima, o Dr. Carlos Lima (António Carlos dos Santos Fernandes Lima) – Advogado notável.

Foi Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Bastonário da Ordem dos Advogados; Deputado; Brilhante Jurisconsulto, de rara qualidade humana e profissional; Exemplo de coragem moral, cívica e política.

Entre muitos outros casos que o notabilizaram como insigne Advogado, destaca-se o “Caso do Bispo da Beira”, processo em que demonstrou a coragem com que exercia a profissão e enfrentava mesmo os mais poderosos, em defesa de princípios e de valores que considerava como superiores.

Foi distinguido, em 1949, com o Prémio Nacional Doutor Guilherme Moreira pela sua dissertação de licenciatura O Fenómeno de Acrescer em Sucessão Testamentária, que viria a ser publicada em livro, em 1956.

Em 19 de Maio de 2000, foi agraciado pela Ordem dos Advogados com a Medalha Comemorativa dos 50 Anos de Advocacia.

Faleceu em Lisboa, a 9 de Setembro de 2014, encontrando-se sepultado no Cemitério de Ponte de Lima. (3)

Saber mais

 

Dia 30

 

Nasce, em 1823, na vila de Ponte de Lima, Manuel José Amoroso Lima – Visconde de Amoroso Lima; Emigrado no Brasil.

Foi um dos Fundadores da Sociedade de Beneficência do Rio de Janeiro e do Asilo de Mendicidade D. Maria Pia, em Ponte de Lima.

Foi agraciado pelo Bispo de Viseu, em 1868, com a Comenda de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Foi-lhe atribuído ainda o título de Visconde, concedido pelo Rei D. Luís, em reconhecimento dos seus actos filantrópicos, da benemerência e de todos os gestos de solidariedade social. Faleceu em Paris, a 13 de Fevereiro de 1891. (1)

 

Nasce, em 1915, em Braga, Augusto de Castro e Sousa (Augusto Amorim de Castro e Sousa) – Jornalista; Publicista; Editor de algumas obras de referência para Ponte de Lima.

Foi Mestre da Escola Tipográfica da Oficina de S. José, em Ponte de Lima; Fundador da revista “O Anunciador das Feiras Novas”; Coordenador do Elucidário Regionalista de Ponte de Lima, editado em 1950; Colaborador da imprensa regional e nacional, nomeadamente dos jornais Cardeal Saraiva, Aurora do Lima, República e Diário de Notícias.

De 1948 para 1949 empenhou-se na campanha eleitoral do General Norton de Matos à Presidência da República.

Foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a atribuição do seu nome a uma rua de Ponte de Lima (Rua Augusto de Castro e Sousa).

Faleceu a 17 de Janeiro de 1985, encontrando-se sepultado no Cemitério de Ponte de Lima. (1)

 

 

Notas

(1) Fonte: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008

(2) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 22, de Abril de 2011

(3) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 32, de Abril de 2013

(4) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 39, de Outubro de 2014

(5) Fonte: LIMIANA – Revista de Informação, Cultura e Turismo n.º 30, de Dezembro de 2012

(6) Fonte: limianismo.blogspot.pt

(7) Fonte: TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

(8) Fontes: FIGURAS LIMIANAS, Edição do Município de Ponte de Lima, 2008, e TOPÓNIMOS DA VILA - PONTE DE LIMA; Autor: António Barbosa; Edição do Município de Ponte de Lima, 2016

 

Ponte de Lima no Mapa

Ponte de Lima é uma vila histórica do Norte de Portugal, mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa. Foi fundada por Carta de Foral de 4 de Março de 1125, outorgada pela Rainha D. Teresa, que fez Vila o então Lugar de Ponte, localizado na margem esquerda do Rio Lima, junto à ponte construída pelos Romanos no século I, no tempo do Imperador Augusto. Segundo o Historiador António Matos Reis, o nascimento de Ponte de Lima está intimamente ligado ao nascimento de Portugal, inserindo-se nos planos de autonomia do Condado Portucalense prosseguidos por D. Teresa, através da criação de novos municípios. Herdeira e continuadora de um rico passado histórico, Ponte de Lima orgulha-se de possuir um valioso património histórico-cultural, que este portal se propõe promover e divulgar.

Sugestões